Possivelmente você já deve ter ouvido falar em projetos em BIM. Porém, por se tratar de algo relativamente complexo, pode ser que você tenha algumas dúvidas sobre o assunto. Por isso, a equipe da Ibeng preparou este conteúdo completo com perguntas e respostas importantes. Confira!
O que são os projetos em BIM?
Os projetos em BIM (Building Information Modeling) são desenvolvidos por meio de um processo de criação responsável por desenvolver um modelo virtual com todas as informações técnicas da edificação em questão.
Graças ao desenvolvimento desse tipo de projeto, é possível contar com o auxílio e a colaboração de diferentes profissionais durante o projeto, planejamento, execução, operação etc., de um determinado edifício.
Para que seja desenvolvido de forma qualificada, o projeto BIM precisa seguir a chamada “parametrização”, caracterizada como um banco de dados BIM, com códigos que poderão possibilitar a comunicação de uma forma organizada e qualificada.
Resumidamente, podemos dizer que o BIM é um conjunto de bancos de dados das disciplinas de um determinado projeto, que devem conversar entre si, reunindo a utilização de várias ferramentas, como Revit e Archicad, por exemplo.
No caso dos projetos elétricos em BIM, é possível ter acesso a uma base sólida de cálculos integrados com os desenhos, que levam em consideração as normas nacionais e regionais.
Para que servem os projetos em BIM?
Os projetos em BIM são usados para criar e gerenciar dados durante o desenvolvimento do processo de projeto, construção e operações. Isso porque, como vimos anteriormente, a BIM tem como objetivo integrar dados multidisciplinares, de diferentes áreas, criando representações digitais que podem ser gerenciadas em uma plataforma aberta na nuvem, para que a colaboração aconteça em tempo real.
Vale ressaltar que a BIM não se trata de um software específico, mas sim, uma plataforma aberta, como mencionado acima. Essa diferenciação é importante para que não confundamos os projetos em BIM com algo feito em um único programa de computador.
Graças a essa estrutura, é possível desenvolver projetos com mais qualidade, de uma maneira mais ágil, melhorando a tomada de decisão e auxiliando na hora de escolher opções mais sustentáveis.
Com o uso dessa ferramenta, é possível desenvolver projetos mais eficientes, sustentáveis e qualificados, que beneficiam as atividades de operação e manutenção, melhorando as edificações de uma forma geral.
Sendo assim, acima de tudo você pode otimizar o tempo no desenvolvimento de projetos elétricos para as edificações, sem perder a qualidade e a eficiência.
Onde contratar profissionais que desenvolvam projetos em BIM?
Agora que você já pôde saber um pouco mais sobre os projetos em BIM, e compreendeu a importância desse tipo de projeto para a área elétrica, chegou a hora de investir nesse suporte profissional.
Para isso, você pode contar com a ajuda da nossa equipe! Estamos à disposição para elaborar projetos elétricos qualificados, de uma forma ágil e que usa como base os benefícios e ferramentas envolvidos com a BIM.
Saiba mais entrando em contato conosco e dê esse passo rumo à eficiência e qualificação do seu projeto e edificação.